(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 17 de junho de 2014

10 dicas para comprar imóvel com segurança e responsabilidade

08:00

Compartilhe!
Nunca deixe de registrar sua escritura no Cartório de Registro de Imóveis, mesmo que não tenha contratado financiamento.



1) Decida-se pela região onde quer morar e, principalmente, quanto pretende e pode gastar com a compra do imóvel. Lembre-se: a aquisição da moradia é um dos passos mais importantes na sua vida e precisa ser dado com segurança, com muito debate junto ao cônjuge e filhos. Leve em conta as necessidades futuras da família.




2) Escolha o tipo de imóvel que pretende adquirir: usado, novo ou na planta. Pense na metragem do imóvel, se quer casa ou apartamento (andar alto ou baixo, de frente, de fundo ou tanto faz), número de vagas de garagem, com ou sem varanda, ampla ou nenhuma área de lazer (piscina, salão de festas, jogos). Se escolher condomínio, pense até quanto pretende ou pode pagar de taxa de rateio de despesas.



3) Faça suas contas. A hora é boa também para pensar na melhor forma de financiamento. Com banco ou parcelado com a construtora durante o período de obras? Pretende usar recursos do FGTS? Se o imóvel for novo ou usado, há sempre opção de obter financiamento bancário (os sites de vários bancos oferecem simuladores das parcelas do financiamento). Caso disponha de uma boa reserva financeira - ou algum bem que possa ser vendido, como carro - é possível utilizá-la na entrada da compra do imóvel.



4) Decidido, visite o local escolhido e verifique quais empreendimentos existem no local. Aproveite e analise a infraestrutura disponível na região, bem como os serviços oferecidos, como escolas, padarias, supermercados, farmácias, hospitais, linhas de ônibus, parques e outras áreas de lazer. Visite o empreendimento durante o dia e à noite. Não tenha pressa. Vá a estandes de vendas, visite decorados, converse com corretores e pense muito, pois a decisão tem de ser responsável e exclusivamente da sua família. Depois de percorrer a região escolhida não tenha medo de expandir os horizontes e procurar em bairros próximos.



5) Ao optar pela compra de um usado, dê preferência ao profissional que conhece o imóvel. Evite ficar nas mãos de muitos profissionais. Prefira o sistema de exclusividade (em que o imóvel está disponível em apenas uma imobiliária).





6) A internet também é uma ótima opção para quem busca imóveis. Visite sites especializados na venda de imóveis, além do da imobiliária, construtoras e incorporadoras.




7) Na hora de apresentar uma proposta, ponha-se no lugar do vendedor. Evite propostas absurdas, como descontos elevados, por exemplo. Se ele aceitar, deve haver algo errado. Certifique-se do que está e do que não está incluído no valor e converse abertamente, evitando constrangimentos futuros. Questione sobre aquilo que não entender e exija respostas claras e precisas. Muita atenção com os documentos do imóvel e do proprietário, que devem preferencialmente ser analisados por um advogado de sua confiança.



8) Ao escolher comprar um imóvel na planta, pesquise a história da empresa e, se possível, visite uma obra já entregue por ela. Peça uma cópia do registro da incorporação ao corretor e antes de assinar o contrato de compra e venda, submeta-a a um advogado conhecido. Acompanhe o estágio das obras por meio de visitas ao empreendimento ou pela internet.





9) Programe-se. Os valores das prestações pagas durante o período da construção do empreendimento podem ser diferentes das parcelas do financiamento do saldo devedor. Após a entrega das chaves, você terá a opção de quitar a dívida, usar recursos do FGTS - caso seja a aquisição do primeiro imóvel - e financiar o restante com o banco. Há taxas atrativas e prazos longos disponíveis no mercado. O fundamental é que a parcela caiba no bolso.




10) Após a liberação do financiamento, a assinatura da escritura e a entrega das chaves, o comprador tem que pagar o ITBI à prefeitura e as taxas de registro cartorárias. Juntas, elas correspondem a aproximadamente 4% do valor de compra. Nunca deixe de registrar sua escritura no Cartório de Registro de Imóveis, mesmo que não tenha contratado financiamento. Mais: quando receber o imóvel, leia as instruções de uso e o manual do proprietário para certificar-se das garantias da sua unidade. Os prazos legais são diferentes para os vários componentes.



*Algumas taxas e documentos necessários são requeridos diferentemente, cabendo a uma análise caso a caso.


0 comentários:

Postar um comentário