(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Seguro fiança, título de capitalização ou CredPago? Veja qual a melhor garantia de locação

09:00

Compartilhe!

Quem busca imóveis para alugar, muitas vezes, desiste na hora de ouvir sobre garantia locatícia. Isso porque a modalidade mais conhecida, ainda, é aquela que acontece por meio de um fiador. A boa notícia é que, há algum tempo, o mercado imobiliário oferece novas possibilidades de garantias locatícias para inquilinos e proprietários. A ideia é democratizar o aluguel de imóveis e tornar as transações mais seguras para todos os envolvidos na negociação.
Além do título de capitalização, o seguro-fiança e a CredPago são modalidades bastante utilizadas em contratos de aluguel de imóveis, tanto por imobiliária quanto direto com o proprietário. Para fazer a melhor escolha, no entanto, é preciso analisar cada tipo de garantia e saber qual é a ideal para você.
Está buscando aluguel em Curitiba e ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e saiba tudo sobre cada modalidade de garantia de locação!

O que é garantia de locação ou garantia locatícia?

Garantia locatícia é um recurso utilizado para que o inquilino garanta ao proprietário o recebimento dos aluguéis e encargos do contrato de aluguel, mesmo em casos de inadimplência. O objetivo é transmitir seguridade e mostrar ao proprietário do imóvel que ele não ficará desamparado se houver problemas com os pagamentos.
Isso pode ser feito de diversas formas e não contar com uma garantia locatícia é um risco alto para proprietários de imóveis. Além de ele poder ser prejudicado no caso do não pagamento do aluguel, o imóvel pode sofrer danos que podem custar caro e desvalorizar a propriedade.
A Lei do Inquilinato prevê três garantias, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Saiba mais a seguir.

Título de capitalização

O título de capitalização é uma das principais modalidades de garantia locatícia disponíveis no mercado. Para utilizá-lo, o inquilino deve adquirir um título contratado por uma empresa responsável por emiti-lo. 
O custo do título costuma variar. Em geral, ele pode ser de nove a doze vezes o valor do aluguel. Embora pareça elevado, o valor pode voltar integralmente para o inquilino após o término do contrato de locação - caso não haja pendências.
Se ao final do contrato o proprietário identificar aluguéis atrasados ou necessidade de gastos com a manutenção do imóvel, o título será resgatado para ressarcir os prejuízos.

Vantagens de alugar com título de capitalização

  • Não há necessidade de ter um fiador para ser responsável pelo seu contrato.
  • Não exige aprovação de cadastro e nem nome limpo do inquilino.

Desvantagens de alugar com título de capitalização

  • Valor do título pode ser considerado elevado para alguns inquilinos.
  • Pagamento deve ser feito à vista antes do contrato do aluguel.

CredPago

A CredPago é uma das mais novas modalidades de garantia locatícia do mercado. Refere-se a uma fiança locatícia feita por cartão de crédito e contribui para uma negociação mais rápida e desburocratizada. Sua liberação pode ser feita em poucos minutos e de forma 100% online.
Para contratar o serviço, o inquilino deverá passar seu CPF e dados do cartão de crédito para análise. Se aprovado, novos dados podem ser solicitados. 
Após isso, o inquilino recebe um e-mail com os termos do contrato para dar o aceite. Depois disso, basta escolher a forma de pagamento. O custo é de 10% do valor anual do aluguel e pode ser parcelado em até doze vezes. Caso haja necessidade, ao final do contrato o valor é utilizado para ressarcimento do proprietário.

Vantagens da CredPago

  • Análise feita em minutos para assinatura do contrato.
  • Pagamento facilitado pelo cartão de crédito e podendo ser parcelado ao longo do ano.

Desvantagens da CredPago

  • É necessário ter cartão de crédito com limite disponível no valor de 10% do valor anual do aluguel.
  • Comprometimento do limite do cartão de crédito para uso pessoal.
  • A garantia pode não ser suficiente para arcar com a inadimplência e possíveis danos ao imóvel.
  • Necessidade de envio de documentos e dados para análise.

Seguro fiança

O seguro fiança é uma das maiores novidades do mercado imobiliário e das garantias locatícias dos últimos anos. A modalidade consiste na contratação de um seguro como garantia de pagamento ao proprietário no caso de inadimplência e falta de pagamento de outros encargos. O seguro fiança pode ser pago tanto pelo inquilino quanto pelo proprietário, dependendo do acordo em contrato. É a modalidade mais vantajosa para ambas as partes, já que sua contratação costuma ser rápida e agiliza a aprovação do aluguel.
No seguro fiança, o contrato pode durar todo o período de aluguel, mas, em geral, é renovado ano a ano. Ele funciona como um seguro de automóveis, por exemplo, mas tem o proprietário como segurado, uma vez que é quem recebe a indenização da apólice.
A cobertura mais comum do seguro fiança é aquela que cobre o valor do aluguel e outras taxas, como condomínio e IPTU. Ainda assim, se for de exigência do proprietário, a apólice pode englobar também cobertura de danos causados ao imóvel.

Vantagens do seguro fiança

  • Parcelamento de até 12 vezes do valor do seguro, que costuma ser de 7 a 15% o valor anual do aluguel.
  • Agilidade no processo de locação.
  • Não há o constrangimento de solicitar que alguém seja fiador.
  • Evita desembolso integral do valor do caução.
  • Descontos na renovação do seguro.
  • Possibilidade de cobertura para o inquilino, como serviços de assistência 24 horas de pequenos reparos.
  • Rapidez no recebimento do prêmio caso o inquilino esteja inadimplente com aluguel e demais encargos.

Desvantagens do seguro fiança

  • O valor investido não é devolvido para o inquilino ao término do contrato.
Como você pôde observar, o seguro fiança oferece muito mais vantagens para proprietário e inquilino durante a vigência de um contrato. Isso assegura que os valores serão pagos integralmente no caso de inadimplência e que seu imóvel estará protegido durante a locação.
Para fazer isso da melhor forma, o ideal é contar com uma imobiliária de confiança. Essas empresas têm profissionais especialistas em mercado imobiliário e entendem tudo sobre as melhores garantias locatícias.
Quer alugar com rapidez e com a garantia do seguro fiança? Entre em contato com a JBA Imóveis e comece a procurar seu imóvel!

0 comentários:

Postar um comentário