(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dicas de segurança residencial durante viagem

09:00

Compartilhe!


Procure não divulgar informações sobre a viagem

Procure não comentar na rua e perto de estranhos que vai viajar. Avise ao síndico e aos porteiros, para que eles tenham mais atenção com o imóvel naquele período. Usar e abusar da discrição é essencial, independente do tipo de habitação.

Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode ir parar nas mãos de assaltantes.

A discrição também vale na hora de arrumar a bagagem no carro. Procure não deixar o portão da residência aberto ao carregar o veículo para não chamar a atenção.



 Escolha uma pessoa confiável para cuidar do imóvel

Nas ausências prolongadas, peça a um vizinho/parente de confiança para visitar sua casa, a fim de demonstrar a presença de pessoas e dar um movimento ao local. Peça que ele abra as janelas, regue o jardim e recolha as correspondências. Também suspenda a entrega de jornais para não levantar suspeitas.

Se a empregada doméstica for trabalhar no período, repasse as informações e cuidados e deixe a portaria informada.



Deixe seus contatos com conhecidos

Desligue ou tire o telefone do gancho, pois ladrões podem verificar a ausência de pessoas ligando para a casa.

Lembre-se de deixar um telefone de contato com os amigos, vizinhos ou a administração do condomínio. Se acontecer algo, você será avisado. Em caso de necessidade ou situação suspeita, peça que procurem a polícia imediatamente.



 Cuidado com as Redes Sociais

É difícil resistir, mas evite divulgar nas redes sociais que você e sua família estão fora de casa, pois essas informações podem ser compartilhadas e chegarem a quem não deve. Desabilite o check-in automático, que envia atualizações de locais em tempo real, e permita a visualização apenas para amigos, diminuindo o risco de que estranhos sigam seus passos. Procure, ainda, postar fotos do local após retornarem das férias.



 Segurança eficiente

Luzes acesas durante o dia e por vários dias seguidos se transformam em um chamariz informando que não tem ninguém no local. Deixe-as apagadas ou compre um temporizador. Eles cortam a energia durante o dia e liberam a noite, basta programá-los. Com isso o ladrão ficará na dúvida se tem ou não pessoas na residência.

Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica, isso inibe a ação de ladrões.
Feche as portas e janelas com trincos e travas. Evite colocar cadeado no lado externo do portão. Isso poderá caracterizar a ausência dos moradores.



 Economize energia

Desligue o gás e feche bem o registro da água. Além de economia, evita desperdícios caso haja algum vazamento. Certifique-se que os eletrodomésticos estejam todos fora da tomada ou mesmo de que a chave-geral da casa esteja desligada para evitar qualquer curto-circuito na sua ausência.



 Cuidados com as plantas e animais

Se você possui algum animal de estimação e não quer deixá-lo com amigos, parentes ou mesmo em um hotel para animais, adquira alimentadores automáticos. Hoje em dia existem muitas opções no mercado: para água, comida, etc. A caixinha de areia também deve ser maior nesse período. Evite também deixar a vista o acúmulo de comida e água que irá alimentá-lo nos dias em que estiver fora.

Para as plantas, existem alguns truques para mantê-las: coloque uma garrafa de água enfiada na terra. A água irá sendo absorvida conforme a necessidade. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.



- Enquanto estiver fora, faça com que sua casa aparente estar habitada;

 - Nada de deixar uma luz acessa para tentar enganar o ladrão, isso só vai facilitar a ação dele;

- Reforce a tranca das janelas e portas, principalmente aquelas de acesso aos fundos --onde geralmente os ladrões atuam;

- Suspenda correspondências e, principalmente, o recebimento de jornais. Caso contrário, peça para que alguém de sua confiança recolha-os diariamente;

- Tente contratar alguém para manter a frente da casa limpa na sua ausência para afastar a imagem de abandono;

- Caso tenha cachorro, evite deixá-lo nos lugares em que ele habitualmente não fica. Evite também deixar a vista o acúmulo de comida e água que irá alimentá-lo nos dias em que estiver fora;

- Desligue o registro da água para evitar surpresas desagradáveis;

- Não faça muito estardalhaço ao sair de casa e seja discreto ao arrumar o carro para a viagem;

- Ao sair de casa, certifique-se de que tenha seguido todas as recomendações acima;


- Ao chegar em casa, procure identificar a presença de pessoas estranhas antes de desembarcar de seu veículo. Na dúvida, ligue para o 190;

- Caso existam sinais de arrombamento não entre em casa, chame a polícia e tente contatar os vizinhos;

- Feche bem janelas e portas, mesmo as do carro que permanecerem na garagem;

- Temporizadores nas luzes internas e externas podem dar a aparência de que alguém está em casa e são mais eficientes;

-  Quem mora em condomínio não deve comentar o dia de retorno aos funcionários do edifício;

- Também é aconselhável não deixar chaves com empregados, a não ser em casos de confiança absoluta ou de necessidade inadiável.


- Nunca deixe mensagens em sua secretária eletrônica dizendo que estará ausente por certo período de tempo. Em vez disso mantenha uma mensagem genérica. Abaixe o volume da máquina e do telefone para que seu som não seja ouvido fora de casa;

- Sua empresa vai entrar de férias? Ótimo, mas não é prudente colocar na fachada da empresa a data de saída e retorno, mande um comunicado ou e-mail para seus clientes e fornecedores, você evita de meliantes ficarem sabendo o período que não haverá ninguém na empresa;


- Antes de sair de viagem informe a empresa de segurança contratada a data de sua saída e retorno de viagem, como também passe os telefones para contato caso haja algum problema, como demais recomendações que você achar necessário.



0 comentários:

Postar um comentário