(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Condomínio: Infraestrutura e manutenção

09:00

Compartilhe!

Na postagem anterior você acompanhou dicas de bem-estar para quem mora em condomínios. Agora você verá algumas sugestões para manter a infraestrutura de onde mora.



60 Manutenção preventiva

- Verificar periodicamente como estão a estrutura e o sistema hidráulico gera economia, pois reparos corretivos saem mais caros.

61 Sistema elétrico

- Chame um especialista para fazer um check-up da instalação elétrica a cada cinco anos.

62 Impermeabilização

- A impermeabilização deve ser aplicada nos locais da construção que estejam em contato com a água, pois previne a infiltração e corrosão das armaduras.

63 Salão de festas

- Na reforma do salão de festas, optar por janelas e materiais com atenuação acústica para evitar a propagação do barulho.



64 Elevadores e temporizadores

- A modernização de elevadores e temporizadores nas lâmpadas de corredores ajudam a reduzir os custos com energia elétrica.

65 Telhado

- Faça a manutenção do telhado no outono, pois é o período do ano em que menos chove.

66 Bombas

- O tempo útil de uma bomba é de cerca de 10 anos. Com a manutenção periódica sua vida útil aumenta, mas se manuseada sem cuidado pode não ultrapassar dois.

67 Pintura

- É indicada a repintura do prédio a cada cinco anos, com lavação em intervalos de 2,5 anos.

68 Cores

- As tonalidades suaves duram mais do que as cores fortes e absorvem menos calor.



69 Acessibilidade

- Os acessos, circulação e banheiros do prédio devem atender às normas de acessibilidade para pessoas com deficiências. O arquiteto Paulo Gobbi lembra que a acessibilidade deve estar presente nas áreas de lazer.

70 Academia

- Ao instalar uma academia, o síndico deve contar com a assessoria de um profissional de educação física para a escolha dos equipamentos e adequação da sala.

71 Piscina

- Mesmo em períodos de pouco uso e quando a piscina tem cobertura de proteção, é preciso tratar a água e realizar filtragem.



72 Bombas manuais

- O arquiteto Armando Felipe da Silva orienta conter nos edifícios bombas de recalque manuais para a drenagem da água da chuva na falta de energia elétrica.

73 Sacadas

O fechamento móvel de sacadas é uma opção que ganha espaço nas unidades, pois amplia a possibilidade de uso do espaço, mas precisa passar por aprovação de assembleia.

74 Garagens

Mantenha a pintura, limpeza, sinalização e amortecedores de impacto da garagem.


75 Playground

- Dê preferência aos que seguem as normas NBR 14350-1 e NBR 14350-2 (Segurança de brinquedos de playground) da ABNT.



76 Pisos

- Pisos em mármores, granitos e granilites desgastados com o uso requerem tratamento especializado

77 Gerador

- Deve ser vistoriado uma vez por semana pelo zelador, que deve por em funcionamento para manter o aparelho lubrificado.

78 Inspeção predial

- Realizar inspeção predial periódica é uma maneira de garantir mais tempo de vida à estrutura. É um check-up do edifício inteiro, das fundações ao telhado, para averiguar anomalias. É indicado que a vistoria seja feita a cada cinco ou três anos, dependendo da idade do prédio..

79 ART

- Sempre peça a ART em reformas do prédio. Garantir a qualidade do trabalho nas manutenções depende de profissionais e empresas qualificadas e exigência das ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica).



Fonte: Condomínios SC


0 comentários:

Postar um comentário