(41) 3030-9090   (41) 3525-2355 (41) 3071-3535 (41) 3888-6777 atendimento@jbaimoveis.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2016

5 manutenções básicas para dentro de casa

10:53

Compartilhe!


Elétrica
Como arrumar uma tomada:

1- O primeiro passo é verificar se o disjuntor que alimenta as tomadas não “caiu”. Se ele estiver armado, verifica-se com uma chave de teste se há corrente na fiação, o que aponta que o problema está na tomada. Geralmente, o defeito é um fio que está mal descascado ou a falta de atrito entre o fio e a parte metálica da tomada.

2- Depois disso, desligue o disjuntor, retire o espelho e a tomada e encaixe novamente o fio no “buraco” que liga a rede à peça, apertando o parafuso.

3- Cuidado com a ordem dos fios. Os padrões atuais de tomadas trabalham com três fios: fase, neutro e terra, sendo que o terra deve ser instalado no parafuso do meio, tanto nas redes 100V quanto nas 220V.

4- Coloque a tomada novamente, parafuse-a caixa e coloque o espelho no lugar.




Hidráulica
Algumas dicas para controlar vazamentos em torneiras:

1- Vazamentos em torneiras são comuns nas residências. Para consertá-los, o primeiro passo é desligar o registro que fornece água para a torneira.

2- Retira-se a tampa superior e o parafuso que prende a maçaneta ao êmbolo, onde fica a “borrachinha”.

3- Com a ajuda de um alicate ou chave de boca, retira-se, então, o êmbolo, o que permite verificar se a borracha está gasta ou se o problema é na peça de metal.

4- No primeiro caso, basta substituir a borrachinha e remontar a torneira.

5- Se o problema for no êmbolo – falha no encaixe, desgaste do metal ou corrosão –, basta adquirir uma nova peça em uma loja especializada em hidráulica e substituí-la. Este reparo custa entre 30% e 40% do valor de uma torneira completa.


Utilidades
Veja como instalar um varal de teto:

1 A primeira dica para se instalar um varal de teto é prestar atenção ao espaço disponível no ambiente, pois é necessário deixar um espaço livre de pelo menos 5 cm em cada lado da peça.

2 Com o auxílio do varal e uma furadeira, faça a marcação e os furos na laje, onde serão instaladas as roldanas. Em tetos de gesso é preciso utilizar buchas específicas para este material.

3 No meio do vão do varal, na parede, faça mais dois outros furos, com distância de 10 cm entre eles, que receberão outras duas roldanas por onde as cordas irão correr. Ainda é preciso fazer mais um furo, a 1,5 m do chão, onde será fixado o gancho que prenderá as cordas que sustentarão o varal.

4 Basta colocar as buchas, parafusar as peças e passar as cordas nas roldanas para suspender o varal.


Utilidades
Veja como instalar um suporte de parede para uma tevê:

1- Todos os suportes vêm com gabaritos por meio dos quais é possível fazer a marcação dos furos de acordo com o modelo da tevê. Verifique se o gabarito está na caixa do produto.

2- Vale utilizar um nível para verificar as marcações para que o suporte não fique torto quando instalado.

3- Se a fixação for feita em parede de alvenaria, os furos para a instalação das buchas e dos parafusos devem ser feitos com brocas específicas para o material. O mesmo vale para instalações em painéis de madeira.

4- Com os furos feitos, fixe o suporte com os parafusos que acompanham o kit. Não esqueça de colocar as buchas na alvenaria.

5- Cuidado para escolher a altura desejada antes de fazer os furos na parede.


Hidráulica
Veja dicas para instalar um chuveiro:

1- Para instalar o chuveiro é preciso, primeiro, desligar o disjuntor que o alimenta – isso evita acidentes com choques elétricos.
2- Depois disso, passe fita veda rosca (no sentido contrário da rosca) no encaixe do chuveiro e do cano que faz a ligação dele com a rede. Encaixe as duas peças para, então, instalá-las no cano da parede.

3- Conecte a mangueira do chuveirinho e ligue o registro para encher o chuveiro d’água, o que previne que a resistência queime.

4- Não havendo vazamento nas conexões, ligue os fios do chuveiro aos da rede elétrica por meio de um conector de porcelana, geralmente. Nas casas antigas, que não têm aterramento da rede, é comum as pessoas ligarem o fio terra junto com o neutro, o que não é indicado.

Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário