(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Inspiração que vem do exterior

12:17

Compartilhe!
Pensando em decorações inspiradas no exterior? A arquiteta Renata Pisani cita três estilos utilizadas aqui no Brasil.

A primeira é a decoração provençal, que tem sua origem na região da Provença, ao sul da França. Um fato interessante é a origem dos móveis característicos deste estilo. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo, o provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.





O segundo estilo é o escandinavo - um estilo básico, minimalista e moderno para o qual o conceito é salpicar cores em um ambiente branco. Para quebrar a frieza do branco, a dica é utilizar materiais naturais, como madeira, lã, linho e pedras.

A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. O estilo escandinavo surgiu no início do século XX e adquiriu as características dos artesanatos regionais e paisagens destas regiões.




Já quem prefere um estilo mais rústico, indico o estilo balinês. Para não errar, o ideal é mesclar alguns móveis e objetos no estilo balinês com uma decoração contemporânea.




0 comentários:

Postar um comentário