(41) 3030-9090   (41) 3525-2355 (41) 3071-3535 (41) 3888-6777 atendimento@jbaimoveis.com.br

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Procurando um imóvel comercial?

16:40

Compartilhe!


Encontrar o imóvel ideal para começar ou ampliar um negócio é uma das missões que o empreendedor de sucesso terá que enfrentar em algum momento da vida. As opções disponíveis são muitas, mas nem todas vão atender às suas necessidades. E, sem sombra de dúvidas, atender às suas necessidades é que um imóvel precisa.


Na hora de fazer a busca de um imóvel comercial, seja para locação ou para compra, há uma série de fatores que devem ser levados em consideração. Nessas horas, o importante é ser bastante objetivo, analisar cada item de forma detalhada, ainda que isso torne o processo um pouco mais demorado.



Para não ficar em dúvida na hora de escolher o imóvel comercial dos seus sonhos, listamos aqui alguns conselhos que você deve levar em consideração na hora de fazer as suas pesquisas.

1 – Tenha em mente o imóvel comercial que você precisa

Fica muito mais fácil fazer uma busca quando você já tem um perfil de imóvel em mente do que quando você vai ao mercado sem muita ideia do que espera encontrar. Itens como metragem da sala ou do imóvel, vagas de garagem, valor médio e localização devem ser o início da sua busca. Obviamente, oportunidades diferentes podem surgir no meio do caminho, mas você perde menos tempo quando tem uma ideia do que deseja antes de começar a pesquisar.






2 – Localização é importante


Se a sua empresa é do tipo que pretende receber a visita de muitos clientes, a localização é um item fundamental na hora da pesquisa. Estar próximo a outras empresas ou em áreas de fácil acesso via transporte público ou carro, pode ser um diferencial competitivo na hora de fechar negócio. Por outro lado, um escritório um pouco mais afastado pode ter um aluguel mais barato, mas seus funcionários vão levar mais tempo para chegar até ele.




3 – Verifique a média de preços da região

Antes de fechar negócio com o primeiro imóvel que parecer interessante, faça uma pesquisa de preços junto a outros imóveis da região para ver se o preço está na média. Se ele for mais caro, deve oferecer diferenciais que justifiquem o investimento. Uma boa dica também é perguntar para condôminos do mesmo prédio se a média de valor pedida está dentro daquilo que a maioria está pagando.




4 – Visite pessoalmente o imóvel para avaliação

Pode parecer um pouco óbvia essa dica, mas muitas empresas às vezes deixam uma locação a cargo de um funcionário que não toma os devidos cuidados na hora de alugar um imóvel. Sempre visite o local antes de fechar negócio. Se o imóvel for em outra cidade, separe um dia na sua agenda para ir até ele conferir de perto. As fotos podem mostrar que se trata de um lugar maravilhoso, mas nem sempre isso acontece.




5 – Negocie as reformas

Raramente um imóvel disponível para locação é encontrado de forma perfeita, ou seja, de um jeito que tudo o que você precisa fazer é pegar sua mudança e se instalar. Se for preciso fazer algum tipo de reforma, negocie com o locatário para que eventualmente ele possa descontar esses valores do aluguel ou ainda custear parte das melhorias. Essa dica é boa para os dois lados, pois você economiza e o proprietário investe na modernização do local.




6 – A documentação está em dia?

Esse é outro ponto bastante importante a ser verificado assim que você demonstrar que há interesse me fechar negócio. Verifique se o imóvel comercial possui o Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACBV). Outros itens, de acordo com o tipo do negócio, podem ser solicitados como o Laudo de Vistoria Elétrica e o Alvará de Funcionamento, no caso de locais com atendimento ao público.





7 – Faça uma análise minuciosa do contrato

Leia item por item das cláusulas do contrato de locação ou de compra e venda. Não pode haver dúvida em nenhum dos itens e, se por acaso você discordar de alguma cláusula, converse com o proprietário e veja se há alguma forma de se chegar a um termo que seja satisfatório para ambas as partes. Se for possível, deixe que um advogado leia o contrato do imóvel e aponte algum tipo de problema. O que não pode é você assinar alguma coisa sem estar seguro de que fez a melhor escolha.






8 – Faça uma vistoria inicial do imóvel


Do jeito que você encontrou o imóvel no dia em que se mudou é o jeito que ele deve estar quando você for devolvê-lo. Por isso, observe cada um dos cômodos e faça anotações sobre itens que estejam danificados ou quebrados. Assim, quando você deixar o imóvel, não há o risco de o proprietário exigir que um determinado item seja entregue em perfeitas condições sendo que você não o encontrou assim. Faça uma cópia do documento e guarde uma via assinada pelo proprietário, dando ciência das condições.





9 – Não se deixe levar pela emoção

Quando você está falando de um imóvel comercial deve tratar o local como um investimento. Em outras palavras, ele não precisa necessariamente ser bonito, mas precisa ser lucrativo. A opção escolhida deve, necessariamente, caber dentro do orçamento da empresa, seja na locação ou na compra. Lembre-se: qualquer lugar, mesmo o mais afastado, pode ficar bonito ou com a sua cara depois de algumas reformas.




Fonte: Administradores

0 comentários:

Postar um comentário