(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Previsões da Taxa Selic em 2021 para comprar imóvel em Curitiba

15:30

Compartilhe!

O mercado imobiliário de Curitiba começou o ano de 2021 aquecido! Motivado pela baixa na Taxa Selic há alguns meses, investidores e compradores antenados percebem que o momento é bom para fazer negócio.


Mas, qualquer tipo de negócio está valendo a pena? Como saber como investir, em quê e quando? A JBA preparou um informativo para você sobre a Taxa Selic e como investir no mercado imobiliário de Curitiba em 2021.


Acompanhe o conteúdo abaixo que você vai encontrar informações sobre a Taxa Selic em 2020, suas previsões para 2021, além de dicas de onde investir no mercado imobiliário curitibano.


A influência da Taxa Selic no investimento imobiliário

Se você nunca ouviu falar de “Taxa Selic”, não tem problema que a gente explica. A Taxa, que significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, foi criada em 1979 e hoje é a taxa base da economia brasileira.


Calculada em comitê a cada 45 dias, ela usa como base de cálculo as operações de financiamento no Brasil e é utilizada pelo Copom - Comitê de Política Monetária - para controlar as taxas de juros no Brasil.


Dentre outras coisas, uma das influências diretas da Selic, então, é o juros de financiamento imobiliário. Com uma taxa Selic baixa, temos consequentemente uma taxa de juros baixa. A influência é diretamente proporcional e impacta, e muito, na economia ou nos gastos excessivos em um financiamento.


Com a Selic baixa é comum ser mais rentável os investimentos em renda variável, como o tesouro direto. Já na Selic baixa os rendimentos ficam baixos, abaixo da poupança e, ao mesmo tempo, caem as taxas de juros de financiamentos imobiliários, estimulando a compra de imóveis com valores antes aplicados em investimentos.


A Taxa Selic em 2020


2020 foi um ano atípico e marcado na história como um dos melhores anos para investimento imobiliário. O motivo? Taxa Selic em um patamar histórico, cenário propício para investir em imóveis em Curitiba, por exemplo.


Apesar de ser um cálculo, o percentual da taxa pode ser estimulado para subir ou descer. As taxas de juros altas inflam os cofres públicos na cobrança em cima dos produtos comercializados. Já as taxas de juros baixas aquecem a economia, que era o objetivo a partir do ano de 2019.


Até julho de 2019 a Selic estava fixada em 6,5% e, mês a mês, vem caindo até atingir o menor patamar da sua história em Agosto de 2020, 2% ao ano, mantida até o último cálculo realizado em 20 de Janeiro.


Previsões e expectativas da Taxa Selic em 2021


Para todo início de ano são realizadas previsões para os mais diversos indicadores, como inflação, crescimento de PIB, variação de Dolar, entre outros indicadores importantes para a nossa economia. A Selic entra nessa conta.


A mais importante é, geralmente, a análise do Banco Central, que costuma ser assertiva e refletir no mercado financeiro como um todo. Para o BC a previsão é que até o final de 2021, na leitura da Selic de Dezembro, a taxa atinja 3,25% na sua cotação máxima desde março de 2020, no início da pandemia e em plena queda.


Porém, este mesmo patamar será muito mais baixo do que a média dos anos anteriores, com percentuais fixados na casa dos 6%. Com isso é seguro dizer que ainda em 2021 é rentável investir no mercado imobiliário, principalmente para investidores que costumam aplicar seus rendimentos em tesouro direto, pelo baixo rendimento dos vencimentos.


Dicas para investir em imóveis em Curitiba


Algumas das principais vantagens da Selic baixa, como vimos, é a flexibilidade no financiamento bancário, já que as taxas de juros ficam menores e o rendimento médio do imóvel será maior em comparação ao custo de aquisição nos cenários de Selic alta.


Mas é importante, ainda assim, encontrar oportunidades imobiliárias, caso o principal objetivo seja o investimento imobiliário para venda à longo prazo.  Para isso, conte com a JBA!


No site da JBA você encontra oportunidades incríveis para investir em imóveis em Curitiba com baixos preços e com flexibilidade para a negociação. Acesse o site da JBA aqui.

0 comentários:

Postar um comentário