(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

É um bom ano para comprar imóvel em Curitiba?

09:35

Compartilhe!

O ano acabou de começar e, com ele, milhares de novos sonhos e possibilidades. E você, já definiu seus planos e metas para o ano? Se entre eles estiver comprar um imóvel em Curitiba, confira algumas informações que reunimos a seguir sobre o cenário do mercado imobiliário e saiba se é ou não um bom momento para mudar de endereço ou fazer esse tipo de investimento.

Cenário otimista para comprar imóvel

Segundo a pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com o Grupo Zap, houve um crescimento expressivo no número de potenciais compradores de imóveis entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019. 

A pesquisa ainda informou que o número de pessoas que querem comprar um imóvel aumentou de 26% para 38%. Tal confiança dos consumidores vem sendo conquistada por uma série de fatores, como a queda do desemprego e o aumento da renda, ainda que esses dois fatores tenham melhorado de forma bem tímida. 
Esse é um movimento esperado após um período de crise, onde a economia começa a estabilizar e a rotina de consumo e investimento passa a apresentar sinais de reaquecimento.

Preço estável

Ainda segundo o índice FipeZap, 2019 foi um ano de preços estáveis no setor imobiliário. Porém, para os próximos anos, o esperado é que os preços subam, de maneira discreta, por causa do aumento na demanda dos consumidores e da alta nos custos para construir. Isso também é um reflexo do reaquecimento de mercado. Após um período sem “números negativos”, os resultados ficam estáveis e, logo, começam a voltar a crescer. 

Porém, segundo o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo, Basílio Jafet, não vai ser um aumento enorme. Quem pensa em comprar imóvel em Curitiba ou outra cidade, deve considerar que os preços vão subir nos próximos anos, mas, em 2020, o cenário ainda será bastante positivo, o que possibilita que a compra seja feita com calma e com o uso de critérios para ser assertiva.

Juros mais baixos

Em 2019, muitos usaram financiamentos imobiliários e recursos da poupança para comprar imóveis. Com a queda da Selic (taxa básica de juros da economia) e do CET (Custo Efetivo Total), as taxas de juros dos financiamentos imobiliários também caíram. Financiar um imóvel está se tornando algo real e possível para muitas pessoas que, antes, nem cogitavam essa hipótese. Tratando-se de taxas de juros, qualquer pequena redução pode fazer com que o morador economize muito dinheiro ao longo dos muitos anos de financiamento. São mudanças que estão dando um novo ânimo para as pessoas que sonham em comprar um imóvel para ter a casa própria ou até mesmo trocar de imóvel.

Novidades de financiamento

Segundo o que foi compartilhado no portal de notícias sobre o ramo imobiliário Imobi Report, os bancos estão testando novas formas de crédito imobiliário já para 2020. A Caixa Econômica Federal planeja, para março, lançar uma nova linha de financiamento com juro prefixado. Há expectativa de crescimento de 30% na concessão de créditos para compra de imóveis. Já o Santander aposta na ampliação do teto do financiamento. O banco privado passou a financiar até 90% do valor do imóvel em suas linhas de crédito imobiliário, estratégia adotada também pelo Bradesco

Investir para alugar

Como forma de investimento, muitos proprietários deixam seus imóveis sob os cuidados de um inquilino, garantindo renda fixa dessa locação. Essa alternativa está cada vez mais viável, pois o aumento na procura por imóveis alugados tem crescido muito nos últimos anos. Só em Curitiba, o preço do aluguel cresceu, em média, 11% em 2019. Com isso, comprar um imóvel em Curitiba e colocá-lo para alugar acaba sendo uma boa alternativa para aumentar a renda e investir sem grandes riscos.

Comprar imóveis em Curitiba

A pesquisa do FipeZap referente ao mês de dezembro de 2019 mostra os preços de venda de imóveis comerciais das capitais brasileiras em 2019, ano em que a média do metro quadrado ficou, de maneira geral, estável. Porém, cada cidade se comportou de uma maneira diferente. Cidades como Manaus e Florianópolis tiveram alta nos preços de venda dos imóveis residenciais. Já Curitiba teve uma das maiores quedas no preço, com -2,66% de baixa acumulada ao longo do ano. Ou seja, o cenário está propício para a compra de imóveis em Curitiba neste ano! 

Fale com quem pode te ajudar

E aí, está pensando em comprar um imóvel em breve? Com as informações acima, podemos perceber que vale a pena comprar uma casa ou apartamento em 2020. E, para realizar esse sonho, que tal contar com uma imobiliária que conhece bem a realidade de Curitiba e região? 

A JBA Imóveis tem mais de 25 anos de experiência no mercado de imóveis e conta com uma equipe especializada para atender você, que procura por uma imobiliária de qualidade. Por isso, conte com a gente para realizar seu sonho!

Quer falar com a gente? Acesse nosso formulário, envie mensagem para o nosso whatsapp ou visite uma das 3 lojas abaixo:

✅ Boa Vista - Rua Holanda, 1.050
✅ Boqueirão - Rua Professor João Soares Barcelos, 1.555
✅ Jardim das Américas - Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 867

0 comentários:

Postar um comentário