(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O que é e como funciona a permuta de imóveis?

15:51

Compartilhe!

A negociação de compra e venda de um imóvel pode ter diversos empecilhos, principalmente relacionados à venda de outro imóvel para se adquirir um novo. É por isso que a permuta de imóveis vem surgindo de forma cada vez mais organizada, oferecendo uma alternativa para quem quer trocar um imóvel por outro de forma mais prática e segura. 

Essa opção, porém, ainda gera muitas dúvidas entre os proprietários e interessados. Continue lendo para entender o que é e como funciona a permuta de imóveis, além de conferir algumas dicas de como realizar esse tipo de negócio da melhor forma.

O que é permuta de imóveis?


A permuta acontece quando duas pessoas decidem trocar bens de valor. A permuta imobiliária, portanto, se refere a troca de casas, apartamentos, chácaras, terrenos ou imóveis comerciais. 

Embora isso não configure uma permuta imobiliária, já que envolve outros tipos de bens, muitos proprietários também costumam considerar automóveis como parte da negociação de um imóvel. 

Em grande parte dos casos, o valor dos imóveis permutados não é exatamente o mesmo, e uma das partes precisa pagar uma compensação, ou seja, cobrir a diferença de valores dos imóveis com um pagamento em dinheiro. Na permuta imobiliária, essa compensação é chamada de “torna”.

Quais são as condições de uma permuta imobiliária?


A permuta de imóveis é uma transação comercial com segurança jurídica, ou seja, ela é reconhecida como um processo legal. Para que isso possa ocorrer, precisa haver um acordo prévio entre as partes, em especial no que diz respeito aos valores envolvidos.

As condições da troca são feitas pelos proprietários, não existe uma regra específica. Seja trocando imóveis de mesmo valor, ou com uma compensação em dinheiro envolvida, o importante é que ambas as partes estejam de acordo. Se quiser saber as condições para uma permuta de imóveis na JBA, confira esse post do nosso blog.

Como é o contrato de permuta de imóveis?


Assim como em todas as negociações imobiliárias, o cuidado maior que deve ser tomado está no contrato. As negociações de permuta imobiliária devem ser feitas em escritura pública, e deve-se constar de forma muito clara a data da entrega dos bens e a responsabilidade pelas taxas e impostos. Aqui, há a necessidade de ter ajuda profissional para não cometer equívocos.

Um detalhe importante do contrato de permuta é que as despesas devem ser igualmente divididas entre ambas as partes. Enquanto em uma negociação comum, a maior parte dos encargos cai sobre o comprador, na permuta imobiliária a responsabilidade é de todos os envolvidos.

Quais são as vantagens de realizar uma permuta de imóveis?


As vantagens de optar por esse modelo de negociação são muitas, por exemplo:

Se não houver torna (compensação de valor em dinheiro), a permuta é isenta de imposto de renda. São menos taxas e economia para ambas as partes;

Há a economia com juros também: a permuta imobiliária dispensa financiamentos ou empréstimos quando não houver compensação de valor, já que não envolve dinheiro no pagamento;

O processo de permuta é mais rápido, pois permite que o consumidor venda um imóvel e adquira outro em uma mesma transação;

Desde que haja um acordo mútuo entre as partes, a permuta imobiliária envolve muito menos burocracia do que outras modalidades de compra e venda de imóvel;

Menos burocracia, um processo mais rápido e dinheiro economizado significam mais comodidade e tranquilidade para ambas as partes, e talvez essa seja a maior vantagem de optar pela permuta de imóveis.

Para quem a permuta é indicada?


A permuta é uma modalidade de negócio que pode atender a diferentes objetivos. Ela é indicada para pessoas que precisam vender seus imóveis antes de investir em outros, pois dessa forma a troca por outro imóvel acontece de forma muito mais rápida, pulando vários “passos” do processo.

Também é uma modalidade comum para pessoas que possuem terrenos, mas não têm verba para construir. Nesse caso, é possível trocar o terreno com uma construtora, recebendo em troca apartamentos já prontos. 

Mas esses são só alguns exemplos, já que a permuta pode ser usada em qualquer situação onde ambas as partes estejam de acordo. Em geral, para realizar uma permuta basta ser flexível e estar aberto à novas propostas e negociações.

Quando é possível realizar uma permuta de imóveis?


A permuta imobiliária pode ser realizada por qualquer proprietário que tenha interesse em usar seu próprio imóvel como parte do pagamento por outro. De forma geral, a maior dificuldade em uma permuta de imóveis é encontrar outro proprietário que tenha os interesses alinhados aos seus. E com isso a JBA Imóveis pode te ajudar! 

A Campanha da Permuta da JBA tem mais de 100 imóveis, entre novos e usados, que estão dispostos a estudar a possibilidade de permuta de 20% a 94% no valor total da compra. Confira no nosso site os imóveis participantes, e, para mais informações, entre em contato: 41 3411 1232 ou whatsapp 41 9 9187 9937.

0 comentários:

Postar um comentário