(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

quarta-feira, 13 de março de 2019

Mobilidade urbana: novas opções em Curitiba

15:40

Compartilhe!

Com o crescimento das cidades, a mobilidade torna-se um assunto cada vez mais comentado por causa das dificuldades que aparecem no cotidiano.

Mesmo sendo a capital exemplo em soluções de planejamento urbano, Curitiba marca a média de capital brasileira que mais possui veículos por habitante, sendo 1,8 carros para cada curitibano. Dessa forma, há espaço para o surgimento de soluções alternativas para a mobilidade urbana.

Transporte público

O transporte coletivo é uma grande esperança para amenizar os problemas de locomoção em diversas cidades pelo mundo.

Por exemplo, Curitiba possui o transporte público mais premiado do Brasil. Com soluções inovadoras e um excelente planejamento, as linhas de ônibus permitem chegar em quaisquer partes da cidade. Além disso, a integração dos terminais e as canaletas exclusivas são inspiração para solucionar os problemas de mobilidade em cidades européias.

Carro por aplicativo

Startups são empresas com ideias inovadoras e a missão de solucionar problemas difíceis. As startups de mobilidade mais conhecidas atualmente são aquelas de “carro por aplicativo”, como o Cabify, a Uber e o 99. Neste modelo, a empresa não possui frota própria, trabalhando como intermediadora da relação entre um motorista particular e um passageiro.

Colocando um final na necessidade de cada pessoa adquirir um veículo próprio para usufruir dos benefícios, os carros por aplicativo permitem que existam menos veículos por pessoas na média geral da cidade.

Transporte de curta distância

No início de 2019, duas novas startups aportaram em Curitiba com soluções inovadoras para a mobilidade urbana de curta distância: Yellow Bikes e Grin Patinetes.

A Yellow oferece a opção de alugar bicicletas e patinetes elétricos (em regiões selecionadas da cidade) por um preço acessível. Da mesma forma, a Grin permite a locação apenas de patinetes elétricos, com maior área de abrangência em Curitiba.

A proposta do transporte de curta distância é auxiliar nos momentos em que não é necessário deslocar-se de ônibus ou carro, desafogando o trânsito utilizando vias alternativas. Há previsão para novas empresas de transporte alternativo iniciarem as atividades em Curitiba ainda em 2019.

0 comentários:

Postar um comentário