(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 1 de julho de 2014

Decoração e planejamento ampliam espaço de pequenos imóveis

09:00

Compartilhe!


O boom imobiliário dos últimos anos incluiu lançamentos de todos os tipos de apartamentos, inclusive os muito pequenos. Nesses, para que o tão falado sonho da casa própria se torne uma realidade agradável, e não um exercício de resistência à claustrofobia, é importante investir numa decoração que ajude a dar ideia de amplitude. Mais que embelezar o imóvel, há que se aproveitar cada palmo quadrado.
Neste projeto de 48m², a disposição da sala de TV foi alterada, com inclusão de uma marcenaria com suporte giratório para atender aos três ambientes
As áreas reduzidas de apartamentos têm estimulado soluções de aproveitamento de espço e também ambientes multifuncionais, que, com pequenas alterações de layout, podem ser utilizados de diferentes maneiras.
Pufes foram utilizados para complementar o mobiliário. A divisória com o dormitório, que já existia no apartamento, é um armário com prateleiras decorativas para o lado social e com porta embutida.
Um passo fundamental é planejar bem a ocupação, estudar várias opções. O erro mais comum cometido pelas pessoas é insistir em móveis grandes herdados ou trazidos na mudança, que acabam obstruindo a circulação. Sim, em nome do conforto pode ser melhor abrir mão de alguns adoráveis trambolhos que você acumulou ao longo dos anos. Em imóveis apertados, circulação é a palavra-chave, e uma peça de grandes dimensões tende a limitá-la excessivamente.
Neste loft de 45m² e com tons de preto e branco, o espaço embaixo da escada foi aproveitado para abrigar uma adega.
Uma boa saída é tirar o maior proveito possível de espaços pouco valorizados: colocar prateleiras acima das portas e aproveitar áreas abaixo de escadas, camas ou mesa de centro. Esses locais podem armazenar o que for necessário e são grandes aliados na busca por espaço.
A cozinha também foi planejada para ampliar os espaços: vários objetos ficam em prateleiras suspensas.
O uso de espelhos, que, bem posicionados, ajudam a dar uma sensação de amplitude. Também é possível abusar de peças multiuso, como pufes que viram mesinhas de apoio e peças flexíveis com sistemas pivotantes ou embutidas.
A escolha adequada de louças e metais, além de cores claras no revestimento, ajudam a dar a impressão de maior espaço no banheiro.
Outra estratégia interessante – e já há algum tempo em voga na arquitetura – é eliminar paredes e integrar mais os ambientes, um recurso que igualmente virou moda deve ser evitado em espaços exíguos: para dar mais vida à decoração, pintar uma única parede de cor forte. O problema, é que ela ganharia destaque excessivo e aumentaria a percepção das dimensões do ambiente – ou seja, poderia dar a sensação visual de que ele é ainda menor.
Este projeto aposta na integração de ambientes e em espelhos para dar sensação de amplitude. Parece que o apartamento todo tem só 38 m²?
Cores escuras e uniformes contribuem para passar a impressão de que o banheiro é maior.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário