(41) 3030-9090   (41) 3525-2355 (41) 3071-3535 (41) 3888-6777 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 6 de maio de 2014

Cansou de pagar aluguel? Veja o passo a passo para quem quer comprar imóvel

08:30

Compartilhe!
Veja abaixo as etapas que você passará durante o trâmite de aquisição de um imóvel. Alguns processos podem mudar de região para região e de cidade para cidade e do tipo de financiamento ou compra, além da documentação exigida.



1º etapa: Trace suas necessidades com relação ao imóvel que você quer comprar. Estabeleça dentro do seu orçamento quanto você pretende e pode pagar, além do bairro ou região que pretende morar.

2ª etapa: Comece a fazer a busca pelo imóvel dentro do que você pretendeu. Pesquise em jornais, revistas, anúncios em sites especializados. Faça uma lista com os telefones, endereços e preços de cada imóvel que despertou seu interesse. Com isso, você terá a noção do valor que está sendo cobrado pelos imóveis na região que você pretende comprar.

3ª etapa: Passe a visitar os imóveis pelos quais você se interessou. Importante visitar a casa ou apartamento em vários momentos do dia para que possa ter noção da vizinhança. Converse com os vizinhos, porteiros e pessoas próximas do imóvel. Nesse momento, avalie o estado do imóvel no que diz respeito às condições físicas.



4ª etapa: Escolha o imóvel que você vai querer comprar e faça uma proposta de compra para a pessoa que está vendendo.

5ª etapa: Muitas pessoas dão um sinal (algum percentual em dinheiro) para segurar a compra. Essa entrega de valor deve ser registrada em cartório. Se você tiver contando coma ajuda de um corretor de imóveis, o que é aconselhado nessa situação, é importante que você se certifique com o Creci se o corretor está cadastrado no conselho.

6ª etapa: Começa aqui a fase de documentação que é de responsabilidade do comprador procurar. O primeiro documento necessário é a certidão de ônus do imóvel que precisa ser retirada nos cartórios de registro de imóveis. Nesse documento consta a situação do imóvel e se ele está apto para venda ou se, por exemplo, for instrumento de alguma contestação judicial. Cada bairro possui um cartório de imóvel correspondente.



7ª etapa: Você precisa solicitar da pessoa que está te vendendo as chamadas certidões negativas dela. Ou seja, o vendedor deve apresentar documento comprovando que não está envolvido em nenhum processo judicial nos âmbitos estadual e federal. Isso pode ser feito em qualquer posto do SAC.

8ª etapa: O comprador deve ir na Secretaria da Fazenda, de posse do número do IPTU do imóvel, consultar se há algum débito do imóvel na prefeitura. Isso também pode ser apresentado pelo vendedor do imóvel.

9ª etapa: O vendedor do imóvel deve apresentar uma certidão de quitação de débitos do condomínio onde a casa ou apartamento se localiza.



10ª etapa: Ideal nesse momento fazer um pré-contrato de compra e venda do imóvel onde deve constar a forma e valores de pagamento. Importante registrá-lo em cartório.

11ª etapa: Na Secretaria da Fazenda deve ser emitida a guia para pagamento do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) além de dois Documentos de Arrecadação Judiciária (DAJs) para liberação da realização da escritura e do registro de imóvel. Tudo isso pode ser pago em qualquer banco.

12ª etapa (apenas para quem vai financiar o pagamento comum banco): Se você for financiar deve ir no banco para avaliar sua situação de crédito. Se você puder fazer o financiamento, a instituição financeira vai encaminhar um engenheiro para avaliar o imóvel. Depois disso, o banco faz um contrato particular - nesse caso não é lavrada a escritura - que tem efeitos legais para garantir a compra.  Importante: O ITIV só deve ser pago depois da avaliação do banco.



13ª etapa: Em qualquer cartório de notas deve ser lavrada a escritura do imóvel. Deve-se levar documentos pessoais e dos pagamentos do ITIV e DAJs em cópia e originais.

14ª etapa: Coma escritura pronta ou o contrato do banco, se o imóvel foi financiado, o comprador e o vendedor devem se dirigir ao cartório de registro de imóveis da região de localização do imóvel para ser feito o registro da compra.


15ª etapa: Depois do registro você já pode receber as chaves do imóvel e iniciar o processo de mudança.




Fonte: Correio

0 comentários:

Postar um comentário