(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para você que mora em condomínio, 20 dicas sobre a administração de onde reside

10:07

Compartilhe!

CONDOMÍNIOS 

1 Assembleia

- O síndico deve programar uma pauta objetiva e deixar os assuntos gerais para serem discutidos somente no final da assembleia.

2 Conselho

- Mantenha o Conselho informado sobre os balancetes e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.

3 Previsão orçamentária

- Ao fazer a previsão orçamentária, não se esquecer de levar em conta a inflação do ano e o reajuste salarial dos funcionários.

4 Nota fiscal

- Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas.

5 Produtos e serviços

- Ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atenha-se ao preço, mas principalmente à qualidade.

6 Administradora e síndico profissional

- Podem trazer suporte ao síndico na administração do prédio e ser uma saída para quando ninguém quer assumir o cargo. É necessário verificar a idoneidade da empresa contratada e a satisfação de outros clientes.

7 Prestação de contas

- A prestação de contas anual é obrigatória por lei e importante para mostrar a transparência da gestão.

8 Cotas extras

- Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio pode fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano.

9 Orçamento

- Na contratação de produtos e serviços, peça pelo menos orçamentos de três empresas.

10 Fundo de Reserva

- O Fundo de Reserva serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção.

11 Inadimplência

- A inadimplência atrapalha a gestão do síndico e onera o condômino que quita a taxa em dia. Encontre soluções firmes para combatê-la.

12 Seguros

- Exija sempre uma cópia da proposta de seguro contratado e confira com a apólice. Negocie seguros.

13 Empregados

- Na escolha do empregado, deve-se entrevistar candidatos com referências e solicitar folha de antecedentes criminais. Evite hora-extra.

14 Check-up

- Monte com seu zelador uma lista de itens para realização de check-up semanal para conferir o funcionamento dos equipamentos.

15 Exames médicos

- Por lei, o condomínio deve contar com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e bancar exames admissionais, demissionais e periódicos.

16 Contratação terceirizada

- Verifique a idoneidade e o tempo de mercado da empresa. Exija os comprovantes de pagamento do salário dos empregados e os tributos mensais. Se não for pago, o condomínio pode ser corresponsável.

17 Mediação de conflitos

- A mediação de conflitos é um método alternativo que pode facilitar a resolução de problemas mediante a colaboração e a integração dos moradores. Informe-se!

18 Advertência e multa

- Nem sempre simpática, a multa às vezes é essencial para garantir a boa convivência. É importante ser precedida de advertência verbal e escrita.

19 Documentação

- Os documentos do condomínio devem ser arquivados. O tempo que devem ficar guardados varia de cinco anos, como as apólices, a permanentemente, no caso de plantas do condomínio.

20 Capacitação

- Hoje em dia boa vontade já não basta para uma gestão eficaz, é essencial o síndico aprimorar os conhecimentos por meio de cursos e palestras de gestão condominial.

Fonte: Condomínio SC

0 comentários:

Postar um comentário