(41) 3525-2355 atendimento@jbaimoveis.com.br

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Economiza água já!

11:34

Compartilhe!



1 - Utilize um regulador de temperatura para o chuveiro elétrico
Normalmente o chuveiro elétrico possui três níveis de temperatura: “Inverno”, “Verão” e “Desligado”. Ao ligar o chuveiro na posição “Inverno”, a água fica quente e temos a tendência de abrir mais o chuveiro para esfriá-la um pouco mais. Nisso, a água fica em uma temperatura ideal, mas desperdiça mais água. Com um regulador de temperatura, você poderá regular a temperatura com a quantidade de água que sai do chuveiro. Nem tão quente, nem tão fria, mas a quantidade de água suficiente com a temperatura ideal. Com isso, você economiza água, não precisando abrir muito o chuveiro para “temperar” a água.



2 - Evite desperdício

Não desperdiçar é uma das primeiras coisas a se fazer para economizar. Ações básicas como não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, se barbear ou lavar a louça; não demorar muito no banho; usar balde ao invés de mangueira para lavar o carro são fundamentais para a economia de água.



3 - Utilize a água da chuva

Para economizar água, nada melhor do que usar aquela que é de graça, a água da chuva. É bom lembrar que para cozinhar e beber, precisa ser tratada, mas para lavar quintal, molhar plantas e usar em vasos sanitários ela pode ser usada normalmente. Você também pode improvisar recipientes para armazená-la, direcionando a água que cai da calha do telhado para algum reservatório.



4 - Instale um esguicho no bico da mangueira

Mangueiras ligadas por muito tempo desperdiça uma enorme quantidade de água. Para que isso não aconteça, instale um esguicho nas mangueiras da sua casa. Ele controla o fluxo de água usado evitando o desperdício.



5 - O esguicho da mangueira não é vassoura

Com uma mangueira aberta por 30 minutos, gasta-se até 560 litros de água. É muita coisa! Existem pessoas que “varrem” o quintal com o esguicho de água. Para varrer, use uma vassoura. Assim, você tira o grosso e depois só usa a mangueira para dar o toque final.



6 - Use um balde para lavar o carro

Evite também lavar o carro com a mangueira. Use um balde. Você pode utilizar um balde maior para água limpa e outro para ensaboar o veículo. Assim você evita deixar a mangueira por muito tempo aberta atoa.



7 - Regue as plantas com regador

Bom, você já percebeu que mangueira aberta por muito tempo desperdiça muita água. Então, ao regar as plantinhas use um regador. Dessa forma você usará só a água necessária para molhar a terra e evitará desperdícios. E o regador também trás mais flexibilidade. Muitas vezes a mangueira pode não alcançar aqueles vasos e plantas mais afastados no jardim.



8 - Lave a louça com consciência

Ao lavar seus pratos e panelas, não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa a louça. Só abra-a para retirar o sabão. Outra dica para economizar água na cozinha é jogar fora os restos de comida antes de lavar as panelas. Retire todo o excesso e só depois comece a lavar. Além de evitar entupir o encanamento pelo acúmulo de comida, você evita o desperdício de água usada para retirar o “grosso” da sujeira nas vasilhas.



9 - Dê atenção aos vazamentos

Fique sempre atento se há algum vazamento em torneira, chuveiro ou encanamento. Aquela água pingando lentamente que ocorre em uma torneira estragada pode parecer pouca, mas no final das contas você verá a enorme quantidade de água que foi desperdiçada. Ao perceber esse problema, até que se conserte o vazamento, você poderá colocar um balde para coletar essa água que fica pingando constantemente e utilizá-la para molhar as plantas por exemplo.



10 - Use a capacidade máxima da sua máquina de lavar

Para economizar água, acumule roupa suficiente para que seja possível utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar.



11 - Aproveite a água do enxague da máquina de lavar roupas

Você pode adaptar sua máquina de lavar de modo que a água do enxague das roupas, ao invés de ir para o cano, seja acumulada em algum recipiente. Essa água pode perfeitamente ser utilizada para lavar o quintal, ou mesmo o carro, como já foi falado anteriormente, por exemplo.




12 - Descarga também gasta bastante água

Existem modelos de descarga com acionamento duplo, ou seja, há duas opções de descarga. Uma libera uma quantidade menor de água que a outra. Com o acionamento duplo, você pode usar quantidades diferentes de água ao dar descarga em líquidos ou sólidos, e assim evitar mandar água limpa embora pelo ralo.

Caso não seja possível instalar esse acessório, simplesmente pressione a válvula da descarga pelo tempo suficiente dependendo da necessidade. Ao acionar uma descarga comum por 6 segundos, são liberados entre 10 e 14 litros de água. Assim, é só reduzir esse tempo de acionamento caso não seja necessário uma quantidade maior de água para eliminar os dejetos.

Fonte: BambooBox

0 comentários:

Postar um comentário